Associação de Escoteiros de Itajahy – 07/09/1927

Associação de Escoteiros de Itajahy

Nesse hyperlink você vai acessar uma pasta no google drive onde estão as imagens das reportagens da época e fotos dessa história muito interessante do movimento escoteiro na nossa região.

 

Outro dia no grupo estava dentre os familiares das crianças um avô esperando o seu neto, o Sr. Amilcar Gazaniga, quando vi estávamos conversando sobre o movimento escoteiro da região, ele passou duas informações que eu nunca tinha escutado em todos os anos de trabalho voluntário no movimento escoteiro. Ele informou que existiu um grupo escoteiro na década de 1920 e 1930  em Itajaí e que seu tio tinha sido chefe escoteiro lá. Eu tinha recentemente lido a informação que o grupo escoteiro mais antigo de Itajaí era o grupo fundado no Colégio Salesiano, GE Domingo Sávio.  (em 02/03/1964 – Livro Reportagem – Um Lenço Amarelo  – pg 13 | foto pg 23).

O Sr. Amilcar então continuou passando os seus conhecimentos sobre o escotismo. Quando para minha surpresa  ele também revela havia sido escoteiro, de um outro grupo, que tinha existido anteriormente, mais depois de um acidente em uma atividade escoteira, em que ocorreu o falecimento de um jovem na lagoa do cassino da praia brava, o grupo acabou encerrando as suas atividades.

Eu tinha criado o hábito de guardar papeis, nomes, histórias, mais essas três informações eram especiais, fiquei animado para ver esses documentos, e daí fiz um pedido para ele. O Sr. tem fotos, texto ou alguma coisa que prove essas informações, rindo ele disse.

“Pode deixar, tenho amigos no arquivo histórico de Itajaí, vou conseguir apurar melhor essas informações, e depois te passo por email. ”

Algum tempo depois, recebi um e-mail com todas as informações mencionadas do Arquivo Histórico de Itajaí  – Rua: Lauro Muller 335 Centro – Itajaí – SC

 

Conteúdo da Pesquisa realizada pelo arquivo histórico de Itajaí

Notícias sobre o Grupo de Escoteiros fundado em Itajaí em 7 de setembro de 1927,

Publicadas no Jornal O Pharol.

(Obs.: a transcrição manteve a grafia original)

 

1)  Jornal O PHAROL, de 31 de agosto de 1927, 1ª p.

Grupo de Escoteiros

Em reunião hontem realisada na residência do revdo. Monsenhor Francisco Giesberts  foi discutida a Idea da fundação de um grupo de escoteiros catholicos, que ficará sob o patrocínio da Liga Catholica Jesus, Maria, José.

Poderão se inscrever nessa instituição todas as creanças, quer sejam  catholicas ou não.

Para a fundação definitiva do Grupo ficou marcado o dia 7 de Setembro, quando haverá uma grande reunião no Cinema Ideal, havendo nesse mesmo dia uma matineé no Cine Victoria offerecida pelo Sr. Gabriel Collares em beneficio do Grupo.

 

2) Jornal O PHAROL, de 10 de setembro de 1927, 1ª p.

Grupo de Escoteiros

Realizou-se, quarta-feira, ultima na S. Guarany, a assembléa de fundação de uma associação de escoteiros, sob o patrocínio da Liga Catholica Jesús, Maria, José, que teve grande concurrencia.

Presidiu os trabalhos o Sr. Dr. Urbano Müller Salles, juiz de direito da Comarca. Em nome da Comissão organisadora fallou o Sr. José Eugenio Muller, que disse dos fins da Assemblea, dando em seguida a palavra ao orador Sr. Jayme Vieira que, numa brilhante oração, discorreu sobre as vantagens do escotismo sendo grandemente applaudido.

Havendo sido eleita em primeira sessão uma directoria provisória, o Sr. Dr. Presidente apresentou a mesma para que a Assembléa se manifestasse, sendo approvada, ficando assim constituída a directoria: director espiritual, Monsenhor Francisco Giesberts, presidente, José Eugenio Muller; 1º vice, João Marques Brandão; 2º vice, Ignacio Mascarenhas Passos, 1º thesoureiro João Alcantara da Cunha; 2º., Ralf Thieme, 1º secretario, Gaspar Moraes, 2º., Ary Mascarenhas; instructores, Luiz Gazaniga e Gabriel Collares; oradores, Irineu Bornhausen e Jayme Vieira.

Para elaborarem os Estatutos da Associação ficou constituída a seguinte commissão: Mascarenhas Filho, Francisco Rangel e João A. da Cunha.

Após fallou Monsenhor Giesberts, discursando também sobre o escotismo e apresentando como patrono da nova Associação São Luiz Gonzaga.

Pelo sr.dr. presidente foi empossada a nova directoria, continuando-se em seguida os trabalhos.

Os srs. Mascarenhas Filho e Francisco Rangel offereceram-se para fazerem conferencias em dias que a directoria designasse, o que foi approvado.

A imprensa local cooperará para o desenvolvimento do escoteirismo, abrindo secções especiaes. Tambem o sr.dr. Menescal do Monte offereceu os seus serviços profissionaes à Associação.

Encerrada a assembléa foi assignada a acta por todos os presentes.

-As creanças que queiram se inscrever deverão procurar o sr. Gaspar Moraes ou sr. Ary Mascarenhas, devendo apresentar autorisação dos Paes ou tutores, com declaração de edade e nascimento.

-Amanhã, às 8 horas, realisar-se-ão nos terrenos do Colegio Parochial os primeiros exercícios.

3) Jornal O PHAROL, de 12 de setembro de 1929, 1ª p.

Inauguração da sede dos Escoteiros

Sabbado ultimo data commemorativa da nossa independência política, a Associação dos Escoteiros de Itajahy, que festejava também nesse dia o 2º anniversario de sua fundação, inaugurou a sua sede social, construída á Rua Sete de Setembro, nas proximidades do edifício da Agencia do Lloyd Brasileiro.

A fim de assistir a essa inauguração estiveram nesta cidade representantes das escolas de escoteiros de Gaspar, Florianopolis, Brusque e Joinville, chefiados respectivamente pelos srs. Amphiloquio Nunes Pires, Rodolpho Bosco, Henrique Bosco e Frederico Mann.

A escola de escoteiros desta cidade, bem como os visitantes, participaram da parada realisada na manhã daquelle dia, após a missa campal, pelo Tiro de Guerra 301, sob o comando do esforçado instructor sr. Sargento João Oscar Ciqueira, e comemorativa da data de 7 de setembro.

Às 15 horas na sala do primeiro andar do edifício, reunidos a directoria, representantes das autoridades, associações e imprensa local, foi, pelo sr. José Eugenio Muller, presidente da Associação, declarado inaugurado o edifício, tendo o mesmo se dirigido após, em patriótico discurso, aos escoteiros formados no pateo e as pessoas presentes no recinto. Usaram também da palavra os srs. Jayme Vieira, orador official da Associação local, Rodolpho Bosco em nome dos escoteiros de Florianopolis e Amphiloquio Nunes Pires, em nome dos de Gaspar, sendo todos os oradores que mui patrioticamente e com muita felicidade se referiram à obra do escotismo, sustentaculo poderoso da defesa e do progresso da Nação, enthusiasticamente applaudidos.

Após a inauguração teve lugar a tomada de posse da nova directoria, sendo então iniciado a kermesse em beneficio dos cofres sociaes, a qual se prolongou até ao anoitecer.

 

 

Muito Obrigado pela disponibilidade e por todas as informações Sr. Amilcar Gazaniga.
José Manoel Pereira Neto

Link para o bate papo – com índice nos comentário dos vídeos:

Vídeo 01 – Grupos Escoteiros de Itajaí – Sr. Amilcar Gazaniga 01/03

Vídeo 02 – Grupos Escoteiros de Itajaí – Sr. Amilcar Gazaniga 02/03

Vídeo 03 – Grupos Escoteiros de Itajaí – Sr. Amilcar Gazaniga 03/03